Perguntas Frequentes

Abaixo, as questões mais comuns à Pós-Graduação do CCB.

Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe.


Sobre Editais/Processos Seletivos

Sobre Matrículas/Disciplinas

Sobre bolsas/financeiro

Sobre defesas/diploma

Sobre Estágio Pós-Doutoral

Sobre Estágio Pós-Mestrado

Outras perguntas


 

Sobre Editais/Processos Seletivos

 

Como posso ingressar em um Programa de Pós-Graduação?

O ingresso de alunos regulares de mestrado e de doutorado está condicionado à aprovação em um processo seletivo. Este processo de seleção ocorrerá segundo critérios estabelecidos pelo Programa no edital. O programa publicará edital de seleção de estudantes estabelecendo o número de vagas, os prazos, a forma de avaliação, os critérios de seleção e a documentação exigida.

Os Programas de Pós-Graduação do Centro de Ciências Biológicas aceitam graduados de qualquer área do conhecimento?

A admissão em programa de Pós-Graduação é condicionada à conclusão de curso de graduação no país ou no exterior, reconhecido ou revalidado pelo MEC. Isso implica que graduados de qualquer área do conhecimento podem participar dos processos seletivos. Entretanto, há casos em que o edital exige que o diploma tenha afinidade com as áreas de concentração e linhas de pesquisa do Programa.

Que etapas devo cumprir para ser aprovado no processo seletivo?

O edital deverá atender as normativas estabelecidas pela Câmara de Pós-Graduação e pelo Conselho Universitário. A Comissão de Seleção irá elaborar o edital considerando a legislação pertinente e de acordo com demandas do Programa. Serão definidas etapas eliminatórias e classificatórias, que podem incluir: I) prova escrita de conhecimentos específicos; II) análise do curriculum vitae; III) avaliação de projeto de pesquisa; e IV) arguição oral (entrevista).

Como será avaliada cada etapa do processo seletivo?

A nota mínima ou critério equivalente para aprovação nas etapas eliminatórias e os parâmetros a serem avaliados serão previamente divulgados nos editais. No mínimo uma das etapas de seleção será realizada de forma cega (sem que o avaliador tenha acesso à identificação do candidato). A nota final nas provas escritas com questões dissertativas será a média aritmética das notas atribuídas pelos membros da Comissão de Seleção. A avaliação do curriculum vitae e do projeto de pesquisa serão realizadas a partir de critérios de pontuação previamente estabelecidos e publicados no edital. Ao final, o resultado é publicado por ordem de classificação. No site de cada PPG, os editais dos processos seletivos anteriores permanecem disponíveis para consulta.

Como são definidas as vagas de ações afirmativas?

Os editais de seleção deverão contemplar a política de ações afirmativas para negro(a)s, preto(a)s e pardo(a)s, indígenas, pessoas com deficiência e outras categorias de vulnerabilidade social. Os programas de pós-graduação deverão destinar, anualmente, no mínimo 20% (vinte por cento) das vagas para estudantes negros(as) (pretos e pardos) e indígenas e 8% (oito por cento) para pessoas com deficiência e para aquelas pertencentes a outras categorias de vulnerabilidade social.

Quando será realizado o processo seletivo do Mestrado/Doutorado?

O período de realização dos processos seletivos depende de diversos fatores, como, por exemplo, a disponibilidade de bolsas e a disponibilidade dos docentes do Programa receberem novos orientados. Deste modo, o processo seletivo pode ocorrer em qualquer época do ano.

Quantas vagas serão oferecidas anualmente para o Mestrado/Doutorado?

Não há um número de vagas definidas. A cada ano é elaborado um edital diferente que determina o número de vagas.

Quais são os documentos exigidos para inscrição ao processo seletivo?

Verificar os documentos no edital de seleção de interesse (Mestrado/Doutorado).

Existe cobrança de mensalidade para o Mestrado/Doutorado?

Os cursos de mestrado e doutorado são gratuitos.

 

Sobre Matrículas/Disciplinas

 

Sou aluno regular e quero fazer matrícula em uma disciplina em outro programa pós-graduação na UFSC.

Encaminhe um e-mail de autorização do docente responsável pela disciplina ou da secretaria do curso para academico.sipg@contato.ufsc.br

Como solicitar a validação de disciplinas?

As orientações para validação de disciplinas estão na página do programa, no link: secretaria integrada > aluno > validação de disciplinas.

Quem pode solicitar disciplina isolada? Como devo fazer esta solicitação?

Formados em cursos de pós-graduação e graduação ou graduação em andamento. Verificar o calendário de matrículas, onde constarão o período de matrícula e a documentação necessária para realizar a solicitação.

Quando serão os dias de aula e onde ocorrerão?

As informações sobre cronograma e local de aula serão divulgadas na página do programa, no link: disciplinas > disciplinas do semestre.

 

Sobre bolsas/financeiro

 

Quem pode receber uma bolsa de pós-graduação?

R: Alunos regularmente matriculados no PPG e que cumpram os requisitos definidos na Portaria 76/2010 da CAPES.

Qual o valor das bolsas CAPES?

Mestrado: R$ 2.100,00

Doutorado: R$ 3.100,00

Pós-Doutorado: R$ 4.100,00

Bolsista pode ser professor Substituto?

R: Sim, de acordo com o art. 9º da portaria 76/2010 da CAPES.

Qual a duração das bolsas de pós-graduação?

R: Mestrado – 24 meses / Doutorado – 48 meses

Como são alocadas as bolsas de pós-graduação?

R: A comissão de bolsas de cada PPG define os critérios. Na maioria das vezes, utiliza-se a ordem de classificação no processo seletivo.

É possível acumular mais de uma bolsa?

R: Em regra, não. Há apenas uma exceção no art. 9º da Portaria 76/2010 da CAPES.

É possível ser contemplado com bolsa durante o curso, mesmo não tendo sido solicitado na seleção de ingresso?

R: Sim.

É possível a bolsa ser cancelada durante o curso?

R: Sim. Os critérios de distribuição das bolsas são definidos pela comissão de bolsas de cada PPG.

Com a licença maternidade minha bolsa será também prorrogada?

R: Sim, por 04 meses. Os prazos regulamentares máximos de vigência das bolsas de estudo no país e no exterior, iguais ou superiores a 24 meses, destinadas à titulação de mestres e doutores, poderão ser prorrogados por até quatro meses, se comprovado o afastamento temporário das atividades da bolsista, provocado pela ocorrência de parto durante o período de vigência da respectiva bolsa.

O afastamento temporário deverá ser formalmente comunicado à CAPES, acompanhado da confirmação pela Pró-Reitoria, coordenação do curso ou orientador, conforme o caso, especificando as datas de início e término do efetivo, além de documentos comprobatórios da gestação e nascimento.

Observado o limite de 4 quatro meses, não serão suspensos os pagamentos dos benefícios da bolsa durante o afastamento.

Como solicito auxílio para participar em eventos?

R: As instruções estão na página do PPG, na aba “Secretaria Integrada”, “Financeiro”, “Auxílio a eventos – alunos”.

 

Sobre defesas/diploma

 

Como faço para defender a dissertação ou a tese?

Deve-se primeiramente verificar se você já possui os créditos necessários para a defesa. Lembre-se de que também é necessário ter realizado o exame de proficiência em inglês (no caso dos mestrandos) e em inglês e mais uma língua estrangeira (no caso dos doutorandos). Sendo pós-graduando estrangeiro, a proficiência em língua portuguesa também é necessária. Estando tudo de acordo, deve-se emitir a solicitação de banca, que será assinada pelo aluno e pelo orientador e, posteriormente, apreciada pela Coordenação/Colegiado.

Qual é o prazo para dar entrada com o pedido de banca?

Recomenda-se que o aluno envie a solicitação de banca à Secretaria Integrada com antecedência mínima de 30 dias antes da defesa.

Quando posso solicitar o diploma?

Pode-se solicitar o diploma após o deferimento da submissão da versão final do trabalho no Portal de Atendimento Institucional (PAI/BU) e ausência de débitos.

Quais os documentos necessários para a solicitação do diploma?

O(A) discente, após ter submetido a versão final do trabalho no Portal de Atendimento Institucional (PAI/BU), ter recebido o deferimento da submissão e ausência de débitos, deverá trazer a documentação original à SIPG, não sendo necessário autenticação em cartório:

  • Certidão de nascimento (ou casamento);
  • RG (ou CNH);
  • Diploma de graduação (no caso dos mestrandos) ou de mestrado (no caso dos doutorandos) – frente e verso do documento.

Caso não possa trazê-las in loco, deverá enviar, para o e-mail documentos.sipg@contato.ufsc.br, CÓPIAS AUTENTICADAS EM CARTÓRIO E DIGITALIZADAS EM PDF dos documentos supracitados.

* Enviar versão final do trabalho em PDF e o resumo/abstract em .docx para o e-mail documentos.sipg@contato.ufsc.br

Certidão de nascimento (ou casamento) – levar uma cópia simples e a original para que seja autenticado in loco

RG – levar uma cópia simples e a original para que seja autenticado in loco

Diploma de graduação (no caso dos mestrandos) ou mestrado (no caso dos doutorandos) – levar uma cópia simples e a original para que seja autenticado in loco

Também se deve verificar se o Programa exige publicação/submissão de artigo científico.

Qual o prazo para o diploma ser expedido?

O prazo médio é de 30 a 45 dias.

Somente o requerente pode dar entrada na solicitação do diploma? E na retirada?

Caso o aluno não possa comparecer à Secretaria Integrada para fazer a solicitação, pode solicitar a alguém que traga a documentação para dar entrada ao processo. Para a retirada, também pode pedir a alguém retirar o diploma, sendo necessário que envie um e-mail informando à SIPG o nome e o RG/CPF de quem for fazer a retirada.

Há um prazo limite para solicitar o diploma após a defesa?

Não há prazo limite para solicitação de diploma após a defesa.

Sobre Estágio Pós-Doutoral

 

Quais os requisitos para realizar o Estágio Pós-Doutoral

Poderão realizar Estágio Pós-Doutoral na UFSC os(as) portadores(as) do título de doutor que tenham condições de cumprir o plano de trabalho aprovado pelo Programa de Pós-Graduação ao qual ficarão vinculados(as).

 

Qual o período (horas semanais) que devem ser realizadas as atividades do Estágio Pós-Doutoral?

Os(As) doutores(as) em Estágio Pós-Doutoral deverão dedicar, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais para o desenvolvimento das atividades previstas no plano de trabalho no Programa de Pós-Graduação.

Os(As) doutores(as) em Estágio Pós-doutoral que sejam bolsistas de órgãos de fomento deverão dedicar 40 (quarenta horas) semanais para o desenvolvimento das atividades previstas no plano de trabalho no Programa de Pós-Graduação, não podendo pertencer ao quadro de pessoal da UFSC.

 

Qual a duração do Estágio Pós-Doutoral?

O estágio de Pós-Doutorado será realizado com período de no mínimo três e de no máximo doze meses, podendo ocorrer até́ quatro prorrogações de até́ doze meses cada, a critério do colegiado delegado do Programa e mediante parecer circunstanciado do supervisor.

 

Como solicitar matrícula em Estágio Pós-Doutoral?

No site do programa de pós-graduação (em Cursos/Níveis > Pós-doutorado > matrícula), são listados todos os documentos necessários para a matrícula. A documentação deve ser apresentada em formato .pdf por e-mail ou pelo Portal de Atendimento Institucional. A solicitação será encaminhada para a apreciação do Colegiado, e se aprovada, a Secretaria encaminha em forma de processo para a PROPG realizar o registro de matrícula.

 

Quando devo solicitar a prorrogação da minha matrícula em Estágio Pós-Doutoral?

Considerando a necessidade de aprovação em Colegiado, a solicitação de prorrogação deve ser apresentada com no mínimo 30 dias de antecedência em relação à data final da matrícula.

 

O que devo fazer ao término das atividades do Estágio Pós-Doutoral?

A solicitação de finalização do pós-doutorado deve ser formalizada em até sessenta (60) dias após o término das atividades.

Ao final do período de Estágio Pós-Doutoral, deve-se apresentar à Coordenação do Programa de Pós-Graduação os documentos necessários para emissão do Certificado de realização do estágio pós-doutoral:

  • Relatório circunstanciado sobre as atividades desenvolvidas, contendo no máximo 5.000 (cinco mil) palavras, devidamente avalizado pelo(a) supervisor(a). O relatório deve estar devidamente assinado pelo(a) doutor(a) em Estágio Pós-Doutoral e respectivo(a) supervisor(a);
  • Produção intelectual resultante do Estágio Pós-Doutoral;
  • Certidão Negativa de Débitos expedida pela Biblioteca Universitária;

O relatório deverá ser submetido à apreciação do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em até 60 (sessenta) dias após o término das atividades previstas no plano de trabalho.

Após a aprovação do relatório, o processo será encaminhado à PROPG para parecer e autorização de expedição do certificado.

 

Sobre Estágio Pós-Mestrado

 

De que se trata o Estágio Pós-Mestrado?

Entende-se por estágio de pós-mestrado as atividades de pesquisa e/ou extensão realizadas em programa de pós-graduação da UFSC por portador do título de mestre, acompanhado por uma/um supervisora/supervisor.

 

Quais os requisitos para realizar o Estágio Pós-Mestrado

Poderão realizar estágio de pós-mestrado na Universidade os portadores do título de mestre, não integrantes do quadro de pessoal da Universidade, que tenham condições de assumir as suas atividades e carga horária semanal definidas no plano de trabalho, não podendo ser inferior a 10 (dez) horas semanais, e que não tenham realizado previamente outro pós-mestrado, de qualquer duração, em qualquer instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira.

 

Qual a duração do Estágio Pós-Mestrado?

A duração do estágio de pós-mestrado será de, no mínimo, 3 (três) e de, no máximo, 12 (doze) meses. Não é permitida prorrogação de prazo.

 

Como se dá a matrícula em Estágio Pós-Mestrado?

O ingresso para estágio pós-mestrado acontece em fluxo contínuo. Os candidatos deverão preencher o formulário de inscrição e entregar a documentação ao Programa de Pós-Graduação:

  1. Formulário de inscrição preenchido via sistema de Controle Acadêmico de Pós-Graduação (CAPG); Os candidatos deverão requerer à Secretaria Integrada de Pós-Graduação o acesso ao Formulário.
  2. Carta de aceitação da/do professora/professor supervisora/supervisor vinculada/vinculado ao programa de pós- graduação pretendido; A carta de aceitação deve incluir o período de início e de término do Estágio Pós-Mestrado, no formato “dia/mês/ano”, considerando a duração de no mínimo três e de no máximo doze meses;
  3. Cópia do diploma de mestre ou declaração de defesa e aprovação da dissertação de mestrado;
  4. Curriculum vitae atualizado, gerado na plataforma Lattes; e
  5. Plano de trabalho contendo projeto de pesquisa resumido – com, no máximo, 15 páginas –, especificando a carga horária a ser dedicada e o cronograma de execução das atividades.

Após o recebimento dos documentos, a solicitação de matrícula será apreciada pelo Colegiado do PPG e, se aprovada, a Secretaria Integrada de Pós-Graduação tramitará o pedido para a Pró-Reitoria de Pós-Graduação para registro da matrícula.

 

O que devo fazer ao término das atividades do Estágio Pós-Mestrado?

Ao final do período de permanência na Universidade, o estagiário de pós-mestrado deverá apresentar à Coordenação do Programa um relatório circunstanciado devidamente avalizado pelo supervisor, informando as atividades desenvolvidas e, em anexo, a sua produção intelectual. Além do relatório, o estagiário deve apresentar a Certidão Negativa de Débitos na Biblioteca Universitária. Os documentos devem ser submetidos à apreciação do Colegiado delegado do Programa de Pós-Graduação em até 30 (trinta) dias corridos do término das atividades de pesquisa na instituição.

Após a aprovação do relatório, a Secretaria Integrada de Pós-Graduação encaminhará o processo à PROPG para parecer e autorização com vistas à expedição do certificado de estágio de pós-mestrado.

 

Outras perguntas

 

Como tomo ciência se minha solicitação (mestrandos e doutorandos) encaminhada ao colegiado (Ex. prorrogação de prazo, trancamento, validação de créditos) foi concedida?

Consultando o histórico no CAPG, ou na secretaria.

Quando acontecem as reuniões do colegiado delegado?

Ocorrem mensalmente. As datas estarão disponibilizadas no calendário “Reuniões de Colegiado” no menu à direita do site.

Como solicito afastamento para tratamento de saúde?

Para solicitar o afastamento para tratamento de saúde, é preciso preencher o formulário próprio, que deve ser assinado e entregue na SIPG juntamente com o atestado médico.

A entrega dos documentos na SIPG não pode exceder 15 dias após a data da emissão do atestado médico. Caso o requerimento seja intempestivo em relação a este prazo, o estudante perderá o direito de gozar do afastamento para tratamento de saúde dos dias já transcorridos.

Os atestados médicos com períodos inferiores a 30 (trinta) dias não serão considerados afastamento para tratamento de saúde, cujos períodos não serão acrescidos ao prazo para conclusão do curso.

O período máximo de afastamento para tratamento de saúde de familiar será de 90 (noventa) dias.

O período máximo de afastamento para tratamento de saúde do estudante será de 180 (cento e oitenta) dias, prorrogável por mais 180 (cento e oitenta) dias.

Como solicito licença maternidade?

Os afastamentos em razão de maternidade ou de paternidade serão concedidos por período equivalente ao permitido aos servidores públicos federais. Para solicitar a licença maternidade, basta enviar a certidão de nascimento à Secretaria por e-mail.

Como solicito trancamento de matrícula?

Para esta solicitação, você deverá apresentar o formulário próprio devidamente assinado à SIPG. Não será permitido o trancamento da matrícula no primeiro período letivo ou em período de prorrogação de prazo para conclusão do curso. O estudante de curso de Pós-Graduação poderá trancar matrícula por até 12 (doze) meses, em períodos letivos completos, sendo o mínimo um período letivo.

Como posso solicitar prorrogação?

Para esta solicitação, você deverá apresentar o formulário próprio devidamente assinado à SIPG. O pedido de prorrogação deve ser acompanhado de concordância do orientador. A solicitação de prorrogação será apreciada pelo Colegiado.

Qual o prazo máximo de prorrogação?

Os prazos podem ser acrescidos em até 50% (cinquenta por cento), mediante mecanismos de prorrogação, excetuados os períodos de trancamento, a licença-maternidade e a licença para tratamento de saúde. Deste modo, o estudante poderá solicitar prorrogação de prazo:

  • por até 24 (vinte e quatro) meses, para estudantes de doutorado; ou
  • por até 12 (doze) meses, para estudantes de mestrado.

Em qual período do curso posso solicitar a prorrogação?

O pedido de prorrogação deve ser protocolado na secretaria do programa no mínimo 60 (sessenta) dias antes de esgotar o prazo máximo de conclusão do curso.

Quando devo fazer a prova de proficiência em língua estrangeira?

Você deve fazer a proficiência e encaminhar o certificado na SIPG até 12 meses após o seu ingresso no Programa de Pós-Graduação.

Posso ser desligado do Programa de Pós-Graduação?

O estudante terá sua matrícula automaticamente cancelada e será desligado do programa de Pós-Graduação nas seguintes situações:

  1. quando deixar de matricular-se por dois períodos consecutivos, sem estar em regime de trancamento;
  2. caso seja reprovado em duas disciplinas;
  3. se for reprovado no exame de dissertação ou tese; ou
  4. quando esgotar o prazo máximo para a conclusão do curso.