Auxílio a eventos – Discente

SOLICITAÇÃO SIMULTÂNEA AO PROGRAMA E À PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO (PROPG)

Os alunos regularmente matriculados no programa podem solicitar auxílio financeiro para participação em eventos. Entretanto, é importante destacar que essa participação somente poderá ser custeada quando houver apresentação de trabalho.

Além disso, é necessário observar as DIRETRIZES PARA DISTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS PROAP/PROPG.

A seguir, segue o passo a passo para realizar a solicitação.

1º PASSO: acesso ao sistema de auxílios

Acesse https://auxilioprpg.sistemas.ufsc.br/ e preencha o formulário seguindo as instruções disponibilizadas no sistema. Atente-se ao cronograma de solicitações:

Os documentos necessários para a solicitação são estes:

  • Resumo do trabalho;
  • Informações sobre o período e local de realização do evento (folder, cartaz ou printscreen do site);
  • Comprovante de submissão ou carta de aceite do trabalho.

O andamento dos pedidos poderá ser acompanhado no sistema de auxílios e o resultado da análise será enviado para o e-mail cadastrado pelo aluno no sistema.

A PROPG contribuirá com a participação do aluno de acordo com o auxílio concedido pelo Programa.

Nenhum valor será pago antecipadamente. O aluno solicitante deve arcar inicialmente com as despesas, observando o princípio da economicidade (selecionando passagens e restaurantes com preços razoáveis) e, somente após retornar do evento, deverá fazer o procedimento previsto no 2º passo.

** Pesquisadores em estágio pós-doutoral deverão encaminhar a solicitação (e respectivos anexos) diretamente ao e-mail financeiro.sipg@contato.ufsc.br.

2º PASSO: reembolso das despesas

Após a participação no evento, o aluno deverá enviar a seguinte documentação, em arquivo único e em formato PDF, para o e-mail financeiro.sipg@contato.ufsc.br:

  1. formulário de autorização de reembolso – participação em evento (não é necessário coletar a assinatura do coordenador);
  2. cópia do e-mail recebido pelo sistema de auxílios em que consta o deferimento da solicitação pela PROPG;
  3. certificado de apresentação do trabalho;
  4. certificado de participação no evento;
  5. comprovante de despesas (ver comprovantes aceitos abaixo).

A documentação deverá seguir a ordem acima.

SOLICITAÇÃO SOMENTE AO PROGRAMA

Após a participação no evento, o aluno deverá enviar a seguinte documentação, em arquivo único e em formato PDF, para o e-mail financeiro.sipg@contato.ufsc.br:

  1. formulário de autorização de reembolso – participação em evento (não é necessário coletar a assinatura do coordenador);
  2. certificado de apresentação do trabalho;
  3. certificado de participação no evento;
  4. comprovante de despesas (ver comprovantes aceitos abaixo).

A documentação deverá seguir a ordem acima.

COMPROVANTES DE DESPESAS ACEITOS

Atenção! Os comprovantes das despesas deverão conter CNPJ ou CPF do emitente.

Transporte

  • Canhoto de passagens rodoviárias;
  • Passagens aéreas: bilhetes de embarque com comprovante dos valores pagos (nota fiscal ou e-mail de confirmação da reserva com valores);
  • Recibos de táxis ou transportes por aplicativo;
  • Comprovante de aquisição de passagens de transporte coletivo.

Não serão aceitas despesas com combustível, estacionamento e aluguel de veículos.

Hospedagem

  • Nota fiscal de hotéis, pousadas e assemelhados;
  • Recibo de hospedagem com CNPJ e assinatura do responsável;
  • Recibos de pagamento de sites de reservas de hotéis (só serão aceitos comprovantes de reservas pagas).

Alimentação

  • Nota fiscal ou cupom fiscal de restaurantes, lanchonetes e assemelhados;
  • Nota fiscal de supermercados (as despesas deverão ser compatíveis com a quantidade de consumo de alimento para o aluno);

Não serão aceitas despesas com bebida alcoólica e guloseimas (sorvete, chocolate e assemelhados).

Taxa de Inscrição

  • Comprovante de pagamento da taxa (recibo de pagamento);
  • Para eventos internacionais: fatura do cartão de crédito em nome do aluno onde mostre o valor pago com taxa de câmbio utilizada.

OUTRAS INFORMAÇÕES

– De acordo com a PROPG, o pagamento das despesas aprovadas é feito diretamente ao aluno, por meio de reembolso a ser depositado em conta corrente cerca de 40 (quarenta) dias após entrega dos comprovantes.

– Antes da viagem, verifique a lista de documentos válidos para comprovação das despesas.

– O auxílio não poderá ser depositado em conta poupança, tampouco em conta bancária de terceiros.

– Alunos em fase de conclusão do curso deverão ficar atentos ao prazo limite para solicitação de reembolso, cuja documentação deverá ser entregue, pelo menos, 30 (trinta) dias antes do término do prazo final para defesa.