Equipe e atribuições

Histórico da SIPG no CCB

O modelo de secretaria integrada foi implementado no CCB no ano de 2012, em resposta à carência de servidores técnico-administrativos que pudessem prestar apoio de forma exclusiva a apenas um programa de pós-graduação. Diante da impossibilidade de cada PPG do CCB contar com um secretário, decidiu-se por uma estrutura administrativa mais enxuta, na qual diferentes servidores compartilhariam a responsabilidade pelas atividades administrativas de um número de PPGs comparativamente maior em relação aos cargos de TAE preenchidos.

À época de sua implementação, o modelo foi considerado inovador no âmbito da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo se mostrado decisivo para a gestão da pós-graduação diante do aumento do número de programas de pós-graduação no CCB, que passou de 6 para 11, entre 2012 e 2019.

Conforme o atual Regimento do Centro de Ciências Biológicas, a SIPG é definida como órgão auxiliar da administração. Compete à SIPG dar suporte e assistência às atividades de ensino, pesquisa, extensão da pós-graduação do CCB.

A SIPG conta, atualmente, com cinco servidores Técnico-Administrativos em Educação. Os atuais servidores da SIPG são listados no quadro a seguir:

Servidores da SIPG

AtividadeServidorContatos
Coordenação AdministrativaAndré Luis Baumhardt Zulianicoordenacao.sipg@contato.ufsc.br
(48) 3721-2713
AcadêmicoKleyton Adailton Steinbachacademico.sipg@contato.ufsc.br
(48) 3721-2715
AdministrativoJean de Mesquita Silvaadministrativo.sipg@contato.ufsc.br
(48) 3721-2714
FinanceiroGisele dos Santosfinanceiro.sipg@contato.ufsc.br
(48) 3721-2711
DocumentosEduardo Machado Schillerdocumentos.sipg@contato.ufsc.br
(48) 3721-2712

Para garantir a continuidade do atendimento, cada servidor da SIPG é responsável por um dos cinco serviços da Secretaria (Coordenação, Financeiro, Acadêmico, Administrativo e Documentos) e tema incumbência de cobrir ausências dos responsáveis por outras duas atividades, conforme descrito no quadro seguinte:

Responsabilidades por substituições em faltas e ausências

Serviço principal Substituto prioritário Substituto eventual
Coordenação Acadêmico Documentos
Acadêmico Documentos Administrativo
Administrativo Coordenação Acadêmico
Documentos Administrativo Coordenação
Financeiro Administrativo Coordenação

Atividades desenvolvidas:

A SIPG está organizada em cinco grandes grupos de atividades, dentre as quais as tarefas se distribuem: Financeiro, Documentos, Acadêmico, Administrativo e Coordenação. Os servidores se dividem na execução destas atividades, não deixando de atuar de forma integrada em atividades gerais relacionadas ao seu público, como por exemplo:

  • Atendimento a discentes, docentes e comunidade;
  • Entrega de diplomas e de documentação para bancas de qualificação e de defesa de dissertação.
  • Emissão de atestados de matrícula e de declarações de natureza diversa;
  • Recebimento de documentos para apreciação pelos colegiados;
  • Divulgações de atividades;
  • Publicações nos sítios eletrônicos dos PPGs e da SIPG;
  • Pedidos de manutenção das salas de aula da pós-graduação; e
  • Outras atividades ad hoc.

As atividades específicas desempenhadas por cada área da SIPG/CCB abrangem:

Coordenadoria Administrativa:

Atividades mandatórias da chefia do setor e atividades relacionadas à gestão dos PPGs.

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  • Elaboração de convocações para reuniões de colegiado e organização dos documentos correspondentes;
  • Participação nas reuniões de colegiado e registro das atas destas reuniões;
  • Emissão de Portarias para comissões;
  • Emissão de Ofícios;
  • Eleições a cargos administrativos (Coordenador e Subcoordenador dos PPGs);
  • Acompanhamento de estágio probatório de novos servidores;
  • Avaliação de desempenho dos TAEs da SIPG;
  • Publicação de editais de seleção interna de candidatos a doutorado sanduíche (PDSE).
  • Acompanhamento, em conjunto com a Comissão Setorial de Controle Social, da frequência e assiduidade dos servidores da SIPG;
  • Cadastro e gerenciamento de estágios não-obrigatórios;

Financeiro:

Gestão dos recursos financeiros dos Programas e controle e registros de bolsas de estudos.

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  • Implementação e controle das bolsas CAPES-DS e CNPQ;
  • Controle e planejamento da utilização dos recursos PROAP dos PPG;
  • Pedidos de reembolso aos alunos que participaram de congressos e eventos;
  • Compra de passagens e pagamentos de diárias aos docentes dos PPG e aos professores visitantes;
  • Prestação de contas das viagens realizadas com recursos PROAP;
  • Catalogação para itens de compra;
  • Compra de materiais para laboratório via dispensa e inexigibilidade de licitação;
  • Solicitação de empenho para inscrição de professores em eventos nacionais e internacionais;
  • Pedidos de publicação de artigos nacionais e internacionais;
  • Solicitações de transporte para viagens de estudo.

Acadêmico:

Processos e registros acadêmicos e suporte aos discentes.

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  • Cadastro de disciplinas ofertadas pelos programas de pós-graduação do CCB;
  • Matrícula de discentes nas disciplinas;
  • Matrícula de alunos de disciplinas isoladas da pós-graduação;
  • Cadastro de coorientadores/orientadores no CAPG;
  • Registro de certificados de proficiências em língua estrangeira dos discentes;
  • Cadastro de situações especiais dos discentes (prorrogação, trancamento e outros)Cadastro de validações de créditos dos discentes;
  • Atualização de informações na Plataforma Sucupira.

Documentos:

Atividades relacionadas à organização de processos de defesa e de titulação e emissão de documentos acadêmicos.

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  • Elaboração de documentos para bancas de mestrado, qualificação e doutorado;
  • Monitoramento das atividades pertinentes às bancas;
  • Cadastro no CAPG das teses/dissertações;
  • Atualização de informações na Plataforma Sucupira;
  • Registro e acompanhamento de processos para emissão de diplomas;
  • Emissão de atestados de frequência;
  • Elaboração de declarações para alunos e Professores (progressão);
  • Gestão do patrimônio da Secretaria e da pós-graduação;

Administrativo:

Atividades de gestão de processos seletivos, registros de docentes, estágios de pesquisa, comunicação e suporte geral.

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  • Revisão dos editais de processos seletivos de alunos regulares nos cursos de pós-graduação e publicação dos documentos correspondentes;
  • Credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes nos programas de pós-graduação, elaborando os processos para adequação do vínculo de docentes e pesquisadores não integrantes do quadro de pessoal docente efetivo da UFSC (serviço voluntário, acordos de cooperação técnica);
  • Reserva das salas sob a responsabilidade da SIPG do CCB;
  • Acompanhamento dos e-mails dos programas e do e-mail da secretaria;
  • Registro e acompanhamento de processos para a representação discente nos colegiados dos programas de pós-graduação;
  • Gerenciamento dos processos de matrícula no estágio pós-mestrado e estágio pós-doutoral;